Gestão
Potencializar o seu negócio, otimizar a tomada de decisões de forma estratégica com foco em resultados é a nossa especialidade.
A área de Gestão da EMEG, é contemplada por serviços que permitem a estruturação, planejamento e organização de fato dos setores do seu negócio.
Com um trabalho imersivo na realidade de cada cliente, entregamos excelência nas ações e propostas dentro da empresa, nos tornando assim referência em Gestão no estado do Espírito Santo.
Conheça nossos serviços
Desenvolva uma cultura voltada a resultados, e potencialize o desenvolvimento de suas lideranças
A Cultura de Resultados da eMEG é indicada para empresas que enfrentam desafios na implementação de estratégias, no acompanhamento de metas e na melhoria do desempenho organizacional. Algumas dores resolvidas incluem:
- Falta de clareza nos objetivos estratégicos e operacionais da empresa;
- Dificuldade na medição e acompanhamento da performance organizacional;
- Desalinhamento entre times e lideranças na execução da estratégia;
- Ausência de governança estruturada para garantir resultados consistentes;
- Baixa previsibilidade e controle sobre os indicadores-chave de sucesso.
A estratégia da empresa é desdobrada em todos os níveis organizacionais (estratégico, tático e operacional) por meio da implementação de rotinas de gestão estruturadas com base no desdobramento de indicadores.
Uma Cultura de Resultados depende de três pilares – Diretrizes, Pessoas e Rotinas – que garantem que a estratégia da empresa não fique apenas no papel, sendo transformada em ações concretas e resultados sustentáveis.

NOSSA SOLUÇÃO
Sem diretrizes, falta direção. Sem pessoas engajadas, nada sai do lugar. Sem rotinas bem estruturadas, não há consistência. Juntos, esses pilares criam um ambiente de alta performance e crescimento contínuo.
Etapas do Projeto
03.
Desdobramento dos objetivos e indicadores.
04.
Criação de Rotinas (Estratégicos, Táticos e Operacionais).
05.
Implantação do Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL).
06.
PDCA, acompanhamento das Rotinas e Governança.
01.
Definição do OKR (Objetivos e resultados chave).
02.
Elaboração do Score de Acompanhamento (dashboard – BI).
03.
Desdobramento dos objetivos e indicadores.
04.
Criação de Rotinas (Estratégicos, Táticos e Operacionais).
05.
Implantação do Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL).
06.
PDCA, acompanhamento das Rotinas e Governança.
01.
Definição do OKR (Objetivos e resultados chave).
02.
Elaboração do Score de Acompanhamento (dashboard – BI).
03.
Desdobramento dos objetivos e indicadores.
04.
Criação de Rotinas (Estratégicos, Táticos e Operacionais).
Benefícios
A implantação da Cultura de Resultados traz ganhos significativos para as empresas, como:
Todos os níveis da empresa compreendendo os objetivos e a direção a seguir.
Acompanhamento contínuo da performance e progresso de forma objetiva.
A tomada de decisão baseada em dados e em indicadores precisos melhora os resultados.
Processos bem definidos com disciplina na execução da estratégia.
Melhor produtividade e engajamento das equipes e a definição clara de prioridades.
Deseja mudar o cenário atual do seu negócio?
Conte conosco para desenvolver as melhores soluções e gerar entregas com excelência.
Sincronize estratégia, operação, comercial, suprimentos e finanças em uma única direção
O Planejamento Integrado conecta todas as áreas da empresa em um único fluxo de decisões estratégicas, operacionais e financeiras, sendo uma abordagem que promove visão unificada, agilidade e inteligência na tomada de decisão. O Planejamento Integrado se propõe a resolver as seguintes dores:
- Falta de alinhamento e integração entre áreas ou departamentos;
- Previsões de demanda imprecisas ou não confiáveis;
- Planejamento operacional desconectado da demanda;
- Estoques mal dimensionados e desperdício de recursos;
- Planejamento financeiro integrado aos planos comerciais e operacionais;
- Dificuldade de adaptação rápida para responder às mudanças do mercado.
NOSSA SOLUÇÃO
É um processo colaborativo e contínuo que alinha áreas como Vendas, Marketing, Operações, Supply Chain, Finanças e Diretoria. Utilizando tecnologia, dados e governança, o Planejamento Integrado permite que toda a organização tome decisões sincronizadas — da previsão de demanda ao forecasting financeiro e alocação de recursos.
Etapas do Projeto
04.
Planejamento Operacional: PCP, Estoques, Suprimentos, produção, distribuição.
05.
Análise de Cenários: Simulações para mitigar riscos e otimizar performance.
06.
Análise Financeira: Integração total com planejamento orçamentário e forecasting.
07.
Reunião Executiva e Governança: Consolidação dos planos, tomada de decisão e definição de ações.
01.
Coleta de Dados: Histórico de vendas, capacidade produtiva, estoques, DRE, etc.
02.
Gestão de Portfólio: Priorização de produtos, alinhamento estratégico e ciclo de vida.
03.
Previsão de Demandas: Previsões estatísticas e tendências de mercado.
04.
Planejamento Operacional: PCP, Estoques, Suprimentos, produção, distribuição.
05.
Análise de Cenários: Simulações para mitigar riscos e otimizar performance.
06.
Análise Financeira: Integração total com planejamento orçamentário e forecasting.
07.
Reunião Executiva e Governança: Consolidação dos planos, tomada de decisão e definição de ações.
01.
Coleta de Dados: Histórico de vendas, capacidade produtiva, estoques, DRE, etc.
02.
Gestão de Portfólio: Priorização de produtos, alinhamento estratégico e ciclo de vida.
03.
Previsão de Demandas: Previsões estatísticas e tendências de mercado.
04.
Planejamento Operacional: PCP, Estoques, Suprimentos, produção, distribuição.
Benefícios
Ao integrar demanda, capacidade produtiva, portfólio e finanças, sua empresa atua com mais previsibilidade, reduz riscos e potencializa resultados de forma sustentável.
Decisões mais rápidas, baseadas em dados confiáveis.
Redução de custos e aumento da eficiência operacional.
Visão clara e compartilhada entre todas as áreas.
Sincronização entre estratégia, vendas, operação e finanças.
Aumento da precisão na previsão de demanda.
Alinhe todas as áreas da sua empresa para uma execução estratégica e eficiente!
Potencialize seu planejamento e conecte todos os setores.
Eleve o nível de maturidade de Gestão Comercial da sua empresa
O serviço de Inteligência Comercial foca em aprimorar a maturidade da gestão comercial, essencial para empresas que buscam alinhar estratégia, processos e pessoas com os objetivos de crescimento sustentável. Nossa abordagem estruturada avalia o estágio atual da sua operação e implementa ações estratégicas para maximizar o desempenho comercial. Solucionamos as seguintes dores:
- Processos comerciais desestruturados e ineficientes;
- Falta de alinhamento entre estratégia comercial e operação;
- Desconhecimento sobre o desempenho real dos produtos e serviços;
- Necessidade de otimizar as estratégias de vendas e marketing;
- Dificuldade em identificar oportunidades de melhoria no mercado.
NOSSA SOLUÇÃO
Seguimos uma metodologia focada em otimizar a execução comercial da empresa. A partir da análise detalhada dos processos, produtos, posicionamento e concorrência, implementamos as melhores práticas comerciais e ajustamos as estratégias para garantir que sua empresa esteja pronta para capturar oportunidades e superar desafios no mercado.




Etapas do Projeto
FASE 01.
Diagnóstico e Definição da Estratégia
FASE 02.
Estruturação Comercial (rotinas e processos)
FASE 03.
Implementação e execução do Plano Comercial
FASE 01.
Diagnóstico e Definição da Estratégia
FASE 02.
Estruturação Comercial (rotinas e processos)
FASE 03.
Implementação e execução do Plano Comercial
FASE 01.
Diagnóstico e Definição da Estratégia
FASE 02.
Estruturação Comercial (rotinas e processos)
FASE 03.
Implementação e execução do Plano Comercial
Benefícios
A partir do desempenho comercial, alinhado a estratégia, o negócio conquista:
Otimização de processos comerciais
Estratégia comercial clara e alinhada
Aumento da competitividade no mercado
Desempenho monitorado com indicadores
Equipe comercial mais preparada e performando
Deseja melhorar suas vendas com estratégias inteligentes?
Aumente sua performance comercial com dados e decisões baseadas em resultados.
Otimize suas finanças com uma estrutura eficiente e controles precisos para decisões estratégicas assertivas
A ausência de uma estrutura financeira bem definida compromete a tomada de decisão e a sustentabilidade da empresa. Os principais desafios enfrentados incluem:
- Falta de conhecimento dos resultados e margens da empresa;
- Falta de controle sobre custos e despesas;
- Baixa previsibilidade de fluxo de caixa;
- Indicadores financeiros desorganizados e sem um acompanhamento eficaz;
- Planejamento financeiro desalinhado com a estratégia empresarial;
- Risco financeiro elevado por ausência de governança estruturada.
NOSSA SOLUÇÃO
Uma estrutura financeira bem definida e bem gerida proporciona clareza, controle e eficiência para garantir o crescimento sustentável da empresa. Nossa abordagem trabalha com 5 pilares fundamentais:




Etapas do Projeto
*Etapas 02 e 03 acontecem de forma simultânea no projeto
02.
Estruturação e Capacitação do Time:
Analise do time financeiro, identificando lacunas e promovendo treinamentos para alinhamento estratégico.
03.
Organização e Padronização Financeira:
Revisão e padronização das contas, centros de custo e processos para maior eficiência financeira.
04.
Definição e Monitoramento de Indicadores e Relatórios Financeiros:
Estabelecimento de KPIs financeiros, relatórios e dashboards para acompanha-mento do DRE e DFC.
05.
Governança, Forecasting e Gestão Financeira:
Implementação de políticas, controles financeiros e rotinas de reuniões para alinhar metas e ajustar o planejamento financeiro.
01.
Diagnóstico e Adequação da Estrutura:
Avaliação da infraestrutura financeira e implementação de ferramentas (como ERP) para suportar as rotinas e relatórios financeiros.
02.
Estruturação e Capacitação do Time:
Analise do time financeiro, identificando lacunas e promovendo treinamentos para alinhamento estratégico.
03.
Organização e Padronização Financeira:
Revisão e padronização das contas, centros de custo e processos para maior eficiência financeira.
04.
Definição e Monitoramento de Indicadores e Relatórios Financeiros:
Estabelecimento de KPIs financeiros, relatórios e dashboards para acompanha-mento do DRE e DFC.
05.
Governança, Forecasting e Gestão Financeira:
Implementação de políticas, controles financeiros e rotinas de reuniões para alinhar metas e ajustar o planejamento financeiro.
01.
Diagnóstico e Adequação da Estrutura:
Avaliação da infraestrutura financeira e implementação de ferramentas (como ERP) para suportar as rotinas e relatórios financeiros.
02.
Estruturação e Capacitação do Time:
Analise do time financeiro, identificando lacunas e promovendo treinamentos para alinhamento estratégico.
03.
Organização e Padronização Financeira:
Revisão e padronização das contas, centros de custo e processos para maior eficiência financeira.
04.
Definição e Monitoramento de Indicadores e Relatórios Financeiros:
Estabelecimento de KPIs financeiros, relatórios e dashboards para acompanha-mento do DRE e DFC.
Benefícios
Ao monitorar constantemente o desempenho financeiro em relação às metas estabelecidas, identificar áreas de melhoria e oportunidades, a Gestão e Estruturação Financeira da EMEG desempenha um papel estratégico para impulsionar o crescimento sustentável do seu negócio.
Estrutura organizada e processos bem definidos.
Dashboards e KPIs com monitoramento constante.
Definição de indicadores financeiros e ferramentas.
Gestão de riscos eficiente e decisões focadas.
Projeções financeiras e previsibilidade para antecipar resultados.
Organize as finanças da sua empresa para um crescimento seguro e sustentável:
Estruture processos e tome decisões financeiras assertivas.
Cresça com clareza estratégica a longo prazo
O Planejamento Estratégico da EMEG é uma ferramenta ideal para empresas que desejam sair do modo reativo e assumir o controle do seu crescimento. Nossa metodologia transforma a visão do negócio em objetivos claros, metas mensuráveis e projetos bem definidos — tudo alinhado à identidade da organização e à realidade do mercado. Com este serviço, solucionamos as seguintes dores:
- Falta de objetivos claros sobre onde a empresa quer chegar;
- Dificuldade em alinhar todas as áreas à estratégia;
- Ausência de metas bem definidas e indicadores de desempenho;
- Falta de princípios organizacionais;
- Planejamentos e projetos que não saem do papel;
- Crescimento sem direção ou foco.
NOSSA SOLUÇÃO
Trata-se de um processo completo e personalizado de definição e organização da estratégia empresarial . Através de diagnóstico, análise de mercado, definição da identidade organizacional e elaboração de Metodologia de indicadores (OKR ou BSC), construímos com você um plano estratégico prático, mensurável e alinhado à realidade de sua empresa .
Nossa solução não se limita a um documento: ela envolve a construção colaborativa da estratégia , o desdobramento em projetos concretos e a estruturação de rotinas de acompanhamento para garantir que tudo seja colocado na prática com eficiência e resultados.

Etapas do Projeto
02.
Análise com Stakeholders: Entrevistas externas e pesquisas com clientes e colaboradores.
03.
Identidade: Definição da missão, visão, valores, propósito e sonho grande.
04.
Acompanhamento de Metas: Estabelecimento de objetivos e resultados-chave que orientam todas as ações.
05.
Projetos/Ações: Estruturação e detalhamento das iniciativas para alcançar os resultados.
01.
Insumos: Diagnóstico interno da empresa, análise de mercado e riscos.
02.
Análise com Stakeholders: Entrevistas externas e pesquisas com clientes e colaboradores.
03.
Identidade: Definição da missão, visão, valores, propósito e sonho grande.
04.
Acompanhamento de Metas: Estabelecimento de objetivos e resultados-chave que orientam todas as ações.
05.
Projetos/Ações: Estruturação e detalhamento das iniciativas para alcançar os resultados.
01.
Insumos: Diagnóstico interno da empresa, análise de mercado e riscos.
02.
Análise com Stakeholders: Entrevistas externas e pesquisas com clientes e colaboradores.
03.
Identidade: Definição da missão, visão, valores, propósito e sonho grande.
04.
Acompanhamento de Metas: Estabelecimento de objetivos e resultados-chave que orientam todas as ações.
Benefícios
Clareza estratégica para os próximos anos
Foco no que realmente importa
Indicadores que mostram se está no caminho certo
Controle constante da rota traçada
Projeção de crescimento sustentável e realista
Quer definir os rumos do seu negócio de forma estratégica?
Trace objetivos claros e conquiste resultados tangíveis com planejamento efetivo.
Crie um orçamento prático e aplicável à realidade do seu negócio
A ausência de um orçamento estruturado pode comprometer a rentabilidade e gerar incertezas financeiras. Os desafios mais comuns incluem:
- Baixa maturidade de planejamento financeiro ou baseado em estimativas pouco precisas;
- Dificuldade na alocação eficiente de recursos;
- Falta de acompanhamento das metas financeiras;
- Ajustes constantes no orçamento, sem análise prévia de impactos;
- Baixa previsibilidade e falta de controle sobre os resultados financeiros;
- Não atingimento das metas estratégicas e financeiras previstas e desejadas.
NOSSA SOLUÇÃO
O orçamento bem estruturado funciona como um guia para a empresa, garantindo que os recursos sejam bem distribuídos e alinhados à estratégia. Nossa abordagem baseia-se em cinco pilares:




Etapas do Projeto
03.
Implementação de Ferramentas de Acompanhamento e Monitoramento.
04.
Definição de Metas e Planejamento Orçamentário.
05.
Elaboração da Peça Orçamentária.
06.
Gestão e Acompanhamento do Orçado x Realizado.
01.
Diagnóstico e Adequação da Estrutura Orçamentária.
02.
Criação da Política Orçamentária e Processos.
03.
Implementação de Ferramentas de Acompanhamento e Monitoramento.
04.
Definição de Metas e Planejamento Orçamentário.
05.
Elaboração da Peça Orçamentária.
06.
Gestão e Acompanhamento do Orçado x Realizado.
01.
Diagnóstico e Adequação da Estrutura Orçamentária.
02.
Criação da Política Orçamentária e Processos.
03.
Implementação de Ferramentas de Acompanhamento e Monitoramento.
04.
Definição de Metas e Planejamento Orçamentário.
Benefícios
O orçamento funciona como uma espécie de bússola e mapa para o planejamento financeiro das organizações.
Visão clara e estruturada do orçamento
Alinhamento estratégico e metas financeiras
Execução disciplinada e eficiente do orçamento
Monitoramento contínuo e ajustes rápidos
Orçamento detalhado por área e centro de custo
Gestão de riscos e otimização de resultados
Buscando mais controle financeiro?
Planeje, projete e controle suas finanças para alcançar as metas do seu negócio com precisão
Garanta a perenidade do seu negócio por meio de práticas sólidas de Governança
A Governança Corporativa é a solução ideal para empresas que desejam deixar o modo reativo e assumir uma postura sustentável e ética na condução de seus negócios. Nossa metodologia implanta práticas estruturadas e validadas de mercado, definindo papéis, responsabilidades e processos de tomada de decisão — tudo alinhado à identidade da organização e à realidade do mercado. Este serviço é ideal para empresas com as seguintes dores:
- Falta de uma estrutura clara de governança e tomada de decisão;
- Ausência de papéis e responsabilidades bem definidos para líderes e gestores;
- Falta de transparência e prestação de contas entre as áreas e níveis hierárquicos;
- Dificuldade em gerenciar riscos e garantir a longevidade do negócio;
- Carência de políticas e práticas que fortaleçam a confiabilidade junto a stakeholders;
- Crescimento desordenado, sem mecanismos de controle e supervisão.
NOSSA SOLUÇÃO
Este serviço consiste em um processo completo e personalizado de definição e organização da governança da empresa.
A partir de diagnósticos, análises de mercado e adequação às melhores práticas (como códigos de governança corporativa e frameworks reconhecidos), construímos com você uma estrutura de governança prática e totalmente integrada à realidade da sua empresa.
Etapas do Projeto
01.
Diagnóstico: Mapeamento da atual estrutura de governança, e identificação dos desafios e riscos da empresa.
02.
Stakeholders: Entrevistas e pesquisas para entender necessidades, expectativas e percepções (acionistas, conselheiros e equipes)
03.
Estrutura e Políticas: Definição dos Órgãos de Governança (Conselho, Comitês, etc.), papéis e responsabilidades, princípios e políticas, e rotinas.
04.
Implantação e Acompanhamento: Suporte para implementação das práticas e condução de reuniões periódicas, garantindo constância e disciplina.
01.
Diagnóstico: Mapeamento da atual estrutura de governança, e identificação dos desafios e riscos da empresa.
02.
Stakeholders: Entrevistas e pesquisas para entender necessidades, expectativas e percepções (acionistas, conselheiros e equipes)
03.
Estrutura e Políticas: Definição dos Órgãos de Governança (Conselho, Comitês, etc.), papéis e responsabilidades, princípios e políticas, e rotinas.
04.
Implantação e Acompanhamento: Suporte para implementação das práticas e condução de reuniões periódicas, garantindo constância e disciplina.
01.
Diagnóstico: Mapeamento da atual estrutura de governança, e identificação dos desafios e riscos da empresa.
02.
Stakeholders: Entrevistas e pesquisas para entender necessidades, expectativas e percepções (acionistas, conselheiros e equipes)
03.
Estrutura e Políticas: Definição dos Órgãos de Governança (Conselho, Comitês, etc.), papéis e responsabilidades, princípios e políticas, e rotinas.
04.
Implantação e Acompanhamento: Suporte para implementação das práticas e condução de reuniões periódicas, garantindo constância e disciplina.
Benefícios
Aumento de credibilidade da empresa junto a clientes, fornecedores, investidores e mercado.
Papéis e responsabilidades definidos, fortalecendo o senso de responsabilidade em cada nível da organização.
Dados e processos claros, permitindo decisões cada vez mais ágeis e eficazes.
Uma cultura de governança que assegure crescimento sólido, sustentável e bem direcionado ao longo dos anos.
Buscando implementar boas práticas de governança?
Planeje, projete e controle suas finanças para alcançar as metas do seu negócio com precisão