Gestão

Potencializar o seu negócio, otimizar a tomada de decisões de forma estratégica com foco em resultados é a nossa especialidade.

A área de Gestão da EMEG, é contemplada por serviços que permitem 
a estruturação, planejamento e organização de fato dos setores do seu negócio.

Com um trabalho imersivo na realidade de cada cliente, entregamos excelência nas ações e propostas  dentro da empresa, nos tornando assim  referência em Gestão no estado do Espírito Santo.

Conheça nossos serviços

A Gestão Interina envolve a designação temporária de um executivo altamente qualificado para ocupar uma posição de liderança – de maneira parcial ou total de uma empresa.
Geralmente contratos para atuar diante de transições, crises ou projetos específicos, os profissionais experientes entram rapidamente na organização, oferecem liderança eficaz e lidam com desafios imediatos.

METODOLOGIA PDCA

Por meio de um Diagnóstico, identificamos os principais aspectos de melhoria e definimos o Planejamento (que será desdobrado OKRs).

Os OKRs orientarão a execução do Plano de Trabalho e servirão como mecanismo de controle do alcance dos principais objetivos da empresa. A partir deste controle são implantadas as melhorias nos processos gerenciais.

Com isso, mensalmente são realizadas reuniões de resultados respeitando a governança da empresa onde é realizada a prestação de contas.

A implantação da cultura de resultados é essencial para o sucesso organizacional. Uma abordagem eficaz para alcançar este resultado é a realização de reuniões de governança – que desempenham papel crucial no estabelecimento e na manutenção desta cultura.

A estratégia da empresa é desdobrada em todos os níveis organizacionais (estratégico, tático e operacional) por meio da implementação de rotinas de gestão estruturadas com base em uma árvore de indicadores.

Desta maneira, não apenas se estabelece um método estruturado para avaliar o desempenho, como também se promove uma cultura centrada em resultados, criando um ambiente propício para a inovação e o alcance contínuo de metas.

Reuniões de Governança

REUNIÃO DE
PERFORMANCE ESTRATÉGICA

Fórum dedicado ao alinha-mento e monitoramento
das iniciativas estratégicas. 
Nela, são discutidos os avanços em relação aos objetivos de longo prazo, proporcionando a visão do progresso da organização.

REUNIÃO
MENSAL DE RESULTADO

É o ponto-chave para 
avaliar o desempenho em curto prazo. Durante o encontro, são revisados os indicadores-chave de desempenho, metas alcançadas e áreas que necessitam de ajustes. Essa análise permite uma tomada de decisão ágil e informada.

REUNIões
OPERACIONAIS

Feita com cada gerência proporcionando um ambiente mais específico para abordar questões do dia a dia. Os gestores têm a oportunidade de discutir desafios, compartilhar as melhores práticas e alinhar estratégias, promovendo coesão e eficiência.

A Gestão Financeira é uma solução abrangente para impulsionar o resultado e a estabilidade financeira de uma empresa. Para isso, são incluídas práticas à rotina de responsabilidades da equipe Emeg, que se compromete em fornecer relatórios e análises de indicadores com foco em obter uma visão clara do desempenho corporativo.

Ao monitorar constantemente o desempenho financeiro em relação às metas estabelecidas, identificar áreas de melhoria e oportunidades, a Gestão Financeira da Emeg desempenha um papel estratégico para impulsionar o crescimento sustentável do seu negócio.

FASE

#01

Estruturação comercial

FASE

#02

Implementação da estratégia

FASE

#03

Consolidação

A gestão inteligente busca não apenas o aumento das receitas, como também a satisfação e a fidelização do cliente. Ao equilibrar estrategicamente itens como preço, volume e mix, as empresas podem maximizar lucros e fortalecer sua posição competitiva.

Essa abordagem estratégica combina expertise em vendas, análise de dados e agilidade na tomada de decisões para obter resultados sustentáveis.

Estabelecer uma estratégia comercial considerando performance atual e potencial do mercado é imprescindível para o crescimento de um negócio. Isso é possível após a execução de um plano válido para elevar o nível de maturidade de gestão comercial da empresa.

O escopo deste serviço consiste em definir e implementar uma estratégia e estrutura de vendas mais adequada para a empresa alcançar seus objetivos, de modo a ser possível projetar um crescimento futuro consistente, seguindo três fases:

Nossas responsabilidades incluem:

Elaboração e
acompanhamento
detalhado do
orçamento

Análise precisa e
controle eficiente
de custos

Gestão
proativa do
capital de giro

Aprimoramento
contínuo de
processos internos

A Consultoria em Planejamento estratégico é uma abordagem personalizada para impulsionar o sucesso e a eficácia de uma organização. Nossa metodologia é feita a partir de um diagnóstico, que atua como base na definição de objetivos estratégicos alinhados ao crescimento do seu negócio.

Nosso compromisso com a comunicação transparente envolve toda a equipe na implementação, assegurando o alinhamento de todos os membros. Assim, apresentamos uma parceria estratégica para garantir que a sua organização esteja na vanguarda do sucesso empresarial.

Princípios
Organizacionais

Missão

Visão

Alinhamento quanto ao nosso propósito, valores e
visão de longo prazo.

Visão dos
Stakeholders

Fornecedores

Clientes

Conselho e Liderança

Como geramos valor, o que estamos fazendo bem e o que podemos melhorar sobre as perspectivas dos principais stakeholders?

Análise dos dados

Performance

Desempenho do sprincipais indicadores.

Driver Estratégico

Sonho Grande

Qual métrica queremos alcançar?

SWOT

Consolidação

Quais pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças?

Objetivos
Estratégicos

Objetivos

Indicadores

Definição dos objetivos e resultados chave que irão nortear a execução da estratégia para os próximos anos.

Utilizamos como método para definição da visão de longo prazo, o olhar para os princípios organizacionais (identidade). Analisamos os dados operacionais, financeiros e escutamos os stakeholders para trazer as percepções dos mesmos sobre a nossa atuação (input). A partir destas análises, confeccionamos a SWOT (Cenários). Diante da compreensão de onde queremos chegar e do entendimento de como estamos atuando, definimos os objetivos e metas (OKRs) que irão guiar a execução da organização.

IMPLANTAÇÃO DE GOVERNANÇA (MODELO IBGC)

Alguns cases da área

Case

Indústria e transformação

Turn Around e Profissionalização da Gestão

Case

Indústria de cana de açúcar

Gestão interina e Governança
Recuperação Judicial

Case

Indústria e transformação

Turn Around e Profissionalização da Gestão

Empresa familiar tradicional com quase 50 anos gerida pela família fundadora. Nos últimos anos, a empresa apresentava um cenário de queda e fluxo de caixa negativo. O fundo de reserva existente duraria apenas mais um ano e, a partir do décimo terceiro mês, a empresa iniciaria um processo de endividamento.

Na etapa de diagnóstico, a eMEG identificou as causas.
A empresa precisaria fazer um grande esforço comercial para aumento de vendas, otimizar sua logística de entrega para a rede de clientes e criar soluções de suprimentos devido ao impacto da commodity que é a matéria prima de sua produção.

Qual a solução?

A eMEG assumiu a gestão executiva da empresa, trabalhando em conjunto com os membros da família por meio de um gestor interino.
Iniciou-se um processo de gestão de custos, mudança de cultura interna e reorganização das equipes.
Criou-se uma estrutura de gestão capaz de acompanhar todos os processos da cadeia de valor com foco no objetivo final de virar o fluxo de caixa da empresa.
Melhorar a qualidade do produto, diminuir o prazo de entrega, reduzir custos e melhorar a satisfação dos clientes.

O resultado alcançado no primeiro ano foi a estabilização do caixa. A empresa que estava consumindo o fundo de reserva, pela primeira vez, em cinco anos, teve um pequeno saldo positivo.

Apesar do êxito inicial, a mudança de cultura não estava sendo o suficiente.
Os sócios da família à frente do negócio já estavam cansados das rotinas da empresa, o que dificultava o avanço das mudanças pela gestão interina.

No processo de governança corporativa, já com maior grau de maturidade, foi definido pela saída de 100% dos sócios familiares das cadeiras executivas e a formação de um conselho consultivo, afastando a cultura de gestão familiar do negócio. Com a maior autonomia para conduzir o plano de trabalho, o ritmo das mudanças aumentou, sem deixar de haver o controle pela família do processo decisório e da prestação de contas de forma profissional.

Case

Indústria de cana de açúcar

Gestão interina e Governança
Recuperação Judicial

A empresa ficou alguns anos em recuperação Judicial, até a sentença do juiz aprovando o seu fim.
Ao retomar a gestão da empresa, os sócios verificaram uma série de irregularidades cometidas pelo administrador judicial e precisavam de apoio na gestão.
(a empresa ao fim da recuperação judicial tinha uma dívida total de mais de R$400 milhões.)

Além disso, durante esse período, alguns sócios já estavam em idade avançada ou afastados do negócio.

A empresa é uma S/A (Sociedade Anônima) de capital fechado, com regras rígidas de governança corporativa que precisavam ser restabelecidas e reorganizadas para o novo cenário.

Qual a solução?
A eMEG assumiu, fazendo uma investigação em mais de 26.000 páginas do processo de recuperação judicial, consolidando todas as ações e prestação de contas x o plano de recuperação judicial aprovado na assembleia de credores.

Foram encontradas diversas irregularidades, incluindo a falta de demonstrativos contábeis durando anos e o cnpj da empresa inativo.

Além disso, muitos credores questionaram na justiça irregularidades do plano de recuperação ou iniciaram novas cobranças e execuções judiciais contra a empresa.

Iniciou-se um esforço de regularização da empresa, de blindagem dos ativos empresariais, de controle de fluxo de caixa e de gestão de recebíveis.

A Governança foi reestruturada para destravar a empresa em momento tão crítico, respeitando o perfil dos sócios com idade avançada e afastados do negócio.

Foi trazido um parceiro jurídico estratégico para conduzir o plano de trabalho juntamente com a eMEG.

A blindagem do patrimônio foi realizada e passou-se a trabalhar em um plano de ação de recebíveis com enorme esforço de fluxo de caixa e, com a maturidade do projeto, até a geração de novas, envolvendo inclusive a gestão de ativos imobiliários.